Formas de utilizar o envelope preto
Um envelope preto pode parecer algo mais informal pela maioria dos envelopes serem brancos ou com uma superfície parda e opaca, mas esse envelope também pode ser personalizado de uma forma que traga um tom mais formal e de importância ao conteúdo.
Algumas empresas utilizam o envelope preto simplesmente pelo fato da cor preta ser um dos componentes de um logo ou da identidade visual completa do negócio. Existe também aqueles que optam por esse tipo de envelope por apresentar sua superfície opaca, evitando que alguém consiga enxergar contra a luz o que tem dentro dele, mas preferiram não escolher a opção do envelope pardo, que evita o mesmo tipo de "bisbilhotada".
O envelope preto permite alguns tipos de acabamento
- Canetas metálicas são uma boa opção para decorar uma superfície preta;
- Adesivos também brilhantes podem trazer um tom mais festivo ao envelope;
- Um acabamento feito com giz de cera ou com giz de lousa pode trazer uma experiência visual bem interessante;
- A opção de ter fazer uma janela de plástico para revelar parte do conteúdo pode gerar um efeito de destaque.
Que outras personalizações são possíveis no envelope preto?
A personalização não precisa ficar presa apenas no visual do envelope. Outros tipos de papel podem ser utilizados além do offset, que é o mais comum, como o couché. O papel couché possui uma gramatura maior e por isso se apresenta mais resistente. O papel reciclado, originalmente não é preto, mas com um bom acabamento é possível ter um envelope preto derivado de uma reciclagem, acompanhando uma tendência ecológica.
Nem sempre o envelope preto ser opaco e a opção de utilizar um preto mais fosco pode dar um tom bem especial ao envelope e ao conteúdo que vem dentro dele. Para convites para festas, o envelope preto oferece a possibilidade de uma dedicatória especial para cada convidado feito através de uma caneta ou adesivo mais colorido, dando um contraste interessante com a cor preto. A criatividade será o grande fator de desequilíbrio e diferencial que o envelope terá quando for enviado e quando for recebido pelo cliente ou destinatário final.